A presente proposta pretende estimular os educandos do Ensino Fundamental - 7ªs séries do Centro Educacional 30 de Junho em Serrinha, a mergulhar no mundo da leitura de forma prazerosa, criando momentos de estudos, reflexões, questionamentos, diversão escrita, enfim, construir uma visão de mundo atra´ves de múltiplas possibilidades de comunicação interdisciplinar. Na mesma medida da necessidade de compreensão das linguagens que circulam à nossa volta. Está sem dúvida, a vontade de tornar essa compreensão um processo mais crítico que permita fazer das linguagens um instrumento de integração, de desenvolvimento de relações mais harmônicas, pois é por essa reflexão que talvez se consiga minorar as múltiplas formas de intolerância e de injustiça que com medo e pesar assistimos crescer entre os povos.
OBJETIVO GERAL.
Possibilitar o aprendiz do Ensino Fundamental (7ª série) numa perspectiva interdisciplinar, condições básicas de ler, compreender, interpretar e emitir opinião em textos de diferentes estilos, adquirindo condições básicas e indispensáveis do domínio da Língua Portuguesa como instrumento de expressão oral e escrita, necessárias à formação de habilidades cognitivas e emocionais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
Possibilitar caminhos para a interação prazerosa entre leitores e leitura.
Oportunizar troca de informações ncessárias à comunicação escrita entre as pessoas ao nível exigido pela sociedade moderna.
Atribuir o caráter de pesquisa ao ensino de Língua Portuguesa, constituindo desso modo, parte de formação científica do aluno.
Desenvolver estratégias de leituras como: levantamento de hipóteses, relações de causa e consequências de tempo e espaço síntese.
Aprimorar a leitura, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação e ênfase.
Colocar em prática o conceito de coerência e coesão textual.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO.
Foi selecionado textos em diversos estilos para que os alunos façam comentários baseados nas seguintes perguntas:
Texto - 01 - Mau Comportamento dos Adolescente
Como explicar o comportamento dos jovens no que se refere à escola?
Texto - 02- Convivência do Ser Humano
Você concorda que para conviver bem depende de equilíbrio espiritual e também da paz interior e do amor próprio? Comente os argumentos colocados no texto.
Texto - 03 - Salmo 23
A mensagem que o salmo 23 traz é edificante pra você? Justifique.
TEXTO -01
Mau Comportamento dos Adolescentes.
O crescente aumento da violência e criminalidade entre adolescente tem incrementado a busca das variáveis que colaboram para este panorama. Estudos evidenciam existir relação bi-direcional entre dificuldades acadêmicas, se não devidamente atendidos, tendem com dificuldades acadêmicas, se não devidamente atendidos tendem a abandonar a escola e manter vida ociosa nas ruas, assim com aqueles com repertório de conduta anti social, facilmente são excluídos da instituição educacional. Dessa forma, a escola muitas vezes não atende aos propósitos a que foi criada, ou seja, desenvolver as habilidades congnitivas nos educandos, para que este possam socializar-se na comunidade. A manutenção de estratégias pedagógicas centradas em um padrão específico de aluno, impede que diferentes indivíduos tenham suas habilidades cognitivas reconhecidas, mutas vezes "expulsando-o" da escola. Portanto o fracasso e o abandono escolar remetem ao fracasso social À escola cabe reconhecer precocemente indivíduos de risco em termos de comportamento anti-social, utilizando estratégias pedagógicas que os levem a desenvolver suas habilidades positivas, o que acarretará aumento de auto estima, diminuição de abandono escolar e consequentemente, menos adolescentes nas ruas. Autor -Joaquim Borges de Almeida Filho.http://www.centrorefeducacional.com.br/discipli.htm